domingo, 21 de junho de 2009

O "milagre" das canções.

Ao introduzir o uso constante da música em minhas aulas de do Ensino Fundamental I (1ª á 4ª série) notei uma surpreendente evolução na aprendizagem destes alunos. A música contribui para a formação integral do indivíduo; reverencia os valores culturais; difunde o senso estético; promove a sociabilidade e a expressividade; introduz o sentido de parceria e cooperação; auxilia no desenvolvimento motor; aumenta o repertório de palavras; auxilia na alfabetização e incentiva a leitura. Porém, quando nos deparamos com alunos do ensino Fundamental II (5ª á 8ª série) as dificuldades são maiores. Sendo a adolescência um período caracterizado por grandes inquietações, estes estabelecem com a música uma relação extremamente íntima, uma forte ligação entre suas emoções e a música. Sentindo-se “traídos” em sua intimidade quando o professor apresenta um repertório diferente. Sendo assim deparamos com uma infinidade de preferências musicais e ainda estilos de música preferidos para diferenciar algumas culturas juvenis e oferecer referências ou modelos de identificação. A tentativa em impor um repertório considerado pelo professor ou pais como propício, é quase sempre uma tentativa mal sucedida, levando a uma repulsa ainda maior.Como podemos compreender se não conhecermos minimamente a música que ouvem e apreciam? Este é um grande desafio... romper com as barreiras que diferenciam os estilos musicais e utilizar este valioso recurso a favor da aprendizagem também na adolescência. ( Márcia Regina Figueira/junho de 2006)

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